top of page
AoCor_logo.png

Indicação cirúrgica nas doenças da aorta e do coração

  • Writer: 22grausbh
    22grausbh
  • Nov 26
  • 2 min read

Uma das maiores dúvidas dos pacientes que procuram um cirurgião cardiovascular é porque o tratamento cirúrgico é necessário.


A cirurgia cardiovascular, por sua importância e gravidade, é um dos tratamentos mais estudados pela medicina. Desta forma, pela determinação do risco/benefício a indicação do tratamento cirúrgico já está muito bem definida na literatura médica.


Entretanto, outros fatores pesam na decisão do cirurgião para indicar uma cirurgia sobre o coração ou na aorta.


Quais os principais fatores pesam na indicação da cirurgia?


O principal fator para indicar um tratamento cirúrgico é o conhecimento da história natural da doença, ou seja, o que acontece caso aquela patologia não seja tratada por cirurgia. O conhecimento da evolução das doenças cardiovasculares antes do inicio das cirurgias sobre o coração (decáda de 50 do secúlo passado) e depois, estudos que compararam o tratamento clínico/medicamentoso com o tratamento cirúrgico determinam em quais condições a cirurgia é imperativa.


Outro fator importante é a experiência da equipe cirúrgica. Equipes dedicadas a determinado tratamento, com grande volume de procedimentos, resulta em em menor mortalidade e maior sobrevida do paciente. Por isso o Aocor tem times estruturados para o tratamento das patologias da aorta, para as doenças valvares, para a estimulação cardíaca, do tromboembolismo pulmonar crônico, da cardiopatia isquemica e mais recentemente foi montado o time de cirurgia minimamente invasiva e robótica


Também fundamental é um complexo hospitalar, como o Hospital Madre Teresa, que disponibiliza um bloco cirúrgico completo, com salas de cirurgia convencionais, hibridas e até robótica, extremamente bem equipadas. Com um CTI dedicado ao cuidado pós-operatório e um equipe de apoio de grande experiência. Tudo isso contribui para a segurança do paciente e para o sucesso do tratamento cirúrgico

Como funciona o processo de encaminhamento ao AoCor?


Quando existe a suspeita — ou a confirmação — de que o tratamento pode envolver cirurgia, o cardiologista encaminha o paciente ao AoCor, para uma avaliação especializada.


Nessa etapa:

• O cirurgião analisa detalhadamente o caso e todos os exames já realizados;

• Avalia riscos, alternativas e benefícios;

• Define, de forma individualizada, qual é o melhor procedimento para aquele paciente, quando a cirurgia é realmente necessária.

Esse processo cuidadoso evita cirurgias desnecessárias e garante que, quando indicadas, sejam feitas no momento certo e da forma mais segura possível.


A cirurgia cardiovascular é um dos tratamentos mais estudados pela medicina
A cirurgia cardiovascular é um dos tratamentos mais estudados pela medicina

Uma equipe multidisciplinar que faz a diferença


O AoCor conta com uma equipe experiente e multidisciplinar, composta por cirurgiões cardíacos, cardiologistas, anestesistas, enfermeiros especializados e profissionais de suporte que acompanham o paciente em todas as etapas.


Essa integração permite discutir cada caso com profundidade e oferecer um plano de cuidado completo — desde a avaliação pré-operatória até o acompanhamento no pós-cirúrgico.


Se o seu cardiologista recomendou uma avaliação cirúrgica, saiba que essa é apenas mais uma etapa para encontrar o melhor caminho para a sua saúde — e o AoCor está preparado para conduzir esse processo com excelência, transparência e cuidado.


Leia nossos artigos científicos em Espaço Acadêmico. Acompanhe nossas redes sociais no Instagram, Facebook ou LinkedIn. Caso precise agendar uma consulta, entre em contato conosco via Whatsapp: 31 99955-6337.

 
 
 

Comments


bottom of page