Cuidado com doenças cardíacas silenciosas
- 22grausbh
- Dec 13, 2024
- 2 min read
Muitas doenças cardiovasculares evoluem sem dar sinais ou sintomas. Mesmo assim elas podem representar uma ameaça à vida. Muitas vezes, os pacientes só descobrem essas doenças quando é tarde demais pois o primeiro sinal pode ser a morte súbita. Esse cenário é especialmente preocupante quando envolve pessoas jovens e aparentemente saudáveis, que nunca haviam experimentado qualquer tipo de sintoma.

A boa notícia é que a medicina evoluiu consideravelmente nas últimas décadas. No passado, as doenças cardíacas eram uma das principais causas de morte, especialmente nos anos 1990. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de óbitos por doenças cardiovasculares era de aproximadamente 360 óbitos por 100 mil pessoas. Hoje, esse número caiu significativamente para em média 230 óbitos a cada 100 mil pessoas por ano, isso graças ao avanço das tecnologias médicas e à maior conscientização sobre a importância da prevenção.
De fato, a taxa de sobrevida de pacientes cardíacos aumentou drasticamente, com tratamentos modernos que proporcionam uma vida longa e de qualidade.
A importância da prevenção
A chave para combater as doenças cardiovasculares silenciosas está na prevenção. Ter o acompanhamento de um cardiologista, um clínico ou geriatra, realizar check-ups regulares e adotar hábitos saudáveis são passos essenciais. Se existe na família um históricco de doenças do coração, aneurismas, morte súbita essa prevenção deve começar mais cedo (aos 30 ou 40 anos). O simples ato de cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, controlar o estresse e evitar o tabagismo pode reduzir consideravelmente o risco de doenças cardíacas. Mesmo que você não tenha sintomas, a prevenção pode salvar sua vida.
Cuidar da sua saude cardiovascular não precisa ser complicado e, muitas vezes, é mais fácil do que parece. Lembre-se: é sempre melhor prevenir do que ter que tratar. A conscientização e o cuidado constante com a saúde cardiovascular são passos fundamentais para garantir um futuro mais saudável e livre de complicações.
A missão do AoCor é tratar as doenças cardiovasculares, das mais simples às mais complexas, de forma efetiva e duradoura. Por isso, quanto mais precoce e preciso for o diagnóstico, mais segura e com melhor recuperação a cirurgia será.
Assim não deixe de procurar o seu cardiologista, clínico ou geriatra.
Commentaires